Termos e Condições

Artigo 1º - Definições
Nestes termos e condições aplicam-se as seguintes definições:

Prazo de cancelamento: o prazo dentro do qual o consumidor pode exercer o seu direito de cancelamento;
Consumidor: a pessoa física que não atua no exercício de profissão ou negócio e que celebra contrato de venda à distância com o empresário;

Dia: dia corrido;

Transação de duração: um contrato de venda à distância relativo a um conjunto de produtos e/ou serviços cuja obrigação de entrega e/ou compra é repartida no tempo;

Meio duradouro: qualquer meio que permita ao consumidor ou empresário armazenar informação que lhe seja dirigida pessoalmente, de forma a permitir a consulta futura e a reprodução inalterada da informação armazenada.

Direito de rescisão: opção do consumidor de rescindir o contrato de venda à distância dentro do prazo de rescisão;

Contratante: a pessoa física ou jurídica que oferece produtos e/ou serviços aos consumidores à distância;

Contrato à distância: contrato onde, no âmbito de um sistema organizado pelo empresário para a venda à distância de produtos e/ou serviços até à celebração do contrato, se utiliza exclusivamente uma ou mais técnicas de comunicação à distância;

Técnica de comunicação remota: meio que pode ser utilizado para fechar um acordo sem que consumidor e empresário estejam juntos na mesma sala ao mesmo tempo.
Termos e condições gerais: os atuais termos e condições gerais do empresário.

Artigo 2º - Identidade do empresário

Número da Câmara de Comércio: XCLUSIVA
E-mail de atendimento ao cliente: info@xclusive-lx.pt

Artigo 3.º - Aplicação

As presentes condições gerais aplicam-se a todas as ofertas do empresário e a todos os contratos e encomendas de venda à distância celebrados entre o empresário e o consumidor.

Antes da celebração do contrato de venda à distância, o texto destas condições gerais deverá ser disponibilizado ao consumidor. Caso tal não seja razoavelmente possível, antes da celebração do acordo à distância, será indicado que os termos e condições gerais poderão ser consultados nas instalações do empresário e serão enviados gratuitamente ao consumidor o mais rapidamente possível mediante solicitação.

Caso o contrato de venda à distância tenha sido celebrado por via eletrónica, independentemente do disposto na secção anterior e antes da celebração do contrato à distância, o texto destas condições gerais pode ser disponibilizado ao consumidor por via eletrónica, de forma a que possa ser facilmente armazenados pelo consumidor em um suporte de dados durável. Se tal não for razoavelmente possível, antes de celebrar o contrato de venda à distância, será indicado onde os termos e condições gerais podem ser visualizados eletronicamente e que, a pedido do consumidor, serão enviados eletronicamente ou de outra forma gratuitamente .

No caso de se aplicarem condições específicas de produto ou serviço além destes termos e condições gerais, o segundo e terceiro parágrafos aplicam-se correspondentemente, e em caso de termos e condições gerais conflitantes, o consumidor pode sempre invocar a disposição aplicável que seja mais favorável para ele.

Se uma ou mais disposições destes termos e condições gerais forem, a qualquer momento, total ou parcialmente inválidas ou canceladas, o acordo e estes termos permanecerão em vigor, e a disposição em questão será substituída sem demora, por acordo mútuo, por uma disposição que se aproxime do propósito do original, tanto quanto possível.

As situações não abrangidas por estes termos e condições gerais devem ser avaliadas “no espírito” destes termos e condições gerais.
A incerteza sobre a interpretação ou conteúdo de uma ou mais disposições dos nossos termos e condições deve ser interpretada “no espírito” destes termos e condições gerais.

Artigo 4 - A oferta

Se uma oferta tiver um período de validade limitado ou estiver sujeita a condições, isso será expressamente indicado na oferta.

A oferta não é vinculativa. O empresário tem o direito de alterar e ajustar a oferta.

A oferta contém uma descrição completa e precisa dos produtos e/ou serviços oferecidos. A descrição é suficientemente detalhada para permitir uma correta avaliação da oferta por parte do consumidor. Se o comerciante utilizar imagens, estas são uma representação fiel dos produtos e/ou serviços oferecidos. Erros óbvios ou erros óbvios na oferta não vinculam o empresário.

Todas as imagens e dados de especificação da oferta são indicativos e não podem ser motivo de compensação ou rescisão do contrato.

As imagens que acompanham os produtos são uma representação fiel dos produtos oferecidos. O operador não pode garantir que as cores apresentadas correspondam exatamente às cores reais dos produtos.

Cada oferta contém informações que tornam claro para o consumidor quais os direitos e obrigações associados à aceitação da oferta. Isto diz respeito em particular:

ao preço, excluindo direitos aduaneiros e IVA de importação. Esses custos adicionais serão por conta e risco do cliente. Os serviços postais e/ou de entrega rápida aplicarão o regime especial dos serviços postais e de entrega rápida relativamente às importações. Este regime aplica-se se as mercadorias forem importadas para o país de destino da UE, o que é o caso no presente caso. O serviço postal e/ou de entregas cobra o IVA (juntamente ou não com as taxas de processamento aduaneiro cobradas) ao destinatário da mercadoria;
quaisquer custos de envio;

a forma como o acordo será celebrado e as ações necessárias para tal;

se o direito de rescisão se aplica ou não;

a forma de pagamento, entrega e execução do contrato;

o prazo de aceitação da oferta ou o prazo em que o empresário garante o preço;

o valor da tarifa de comunicação remota, se os custos de utilização dos meios de comunicação remota forem calculados numa base diferente da tarifa base normal do meio de comunicação utilizado,

se o contrato for arquivado após a sua celebração e, em caso afirmativo, como pode ser acedido pelo consumidor

, a forma como o consumidor, antes de celebrar o contrato, pode verificar as informações que forneceu no âmbito do contrato e, se desejar, corrigi-las;

qualquer outro idioma em que o acordo possa ser celebrado além do holandês;

os códigos de conduta a que o profissional se submeteu e a forma como o consumidor pode consultar esses códigos de conduta por via eletrónica; e

a duração mínima do contrato de venda à distância no caso de uma transação de duração.

Opcional: tamanhos disponíveis, cores, tipo de material.

Artigo 5º - O acordo

Sujeito ao disposto no parágrafo 4.º, o contrato é celebrado no momento em que o consumidor aceita a oferta e preenche as condições aqui previstas.

Se o consumidor tiver aceitado a oferta por via eletrónica, o comerciante confirma imediatamente a receção da aceitação da oferta por via eletrónica. Enquanto o recebimento desta aceitação não for confirmado pelo empresário, o consumidor poderá cancelar o contrato.

Se o acordo for celebrado eletronicamente, o empresário deve tomar medidas técnicas e organizacionais adequadas para proteger a transferência eletrónica de dados e garantir um ambiente web seguro. Se o consumidor puder pagar eletronicamente, o empresário cumprirá as medidas de segurança adequadas.

O empresário pode - dentro do quadro legal - saber se o consumidor consegue cumprir as suas obrigações de pagamento, bem como todos os factos e factores importantes para uma celebração responsável do acordo à distância. Se, com base nesta investigação, o empresário tiver boas razões para não celebrar o acordo, tem o direito de recusar uma ordem ou pedido ou de anexar condições especiais à implementação com fundamentação.

O empresário incluirá as seguintes informações com o produto ou serviço ao consumidor, por escrito ou de forma que possa ser armazenada pelo consumidor de forma acessível num suporte de dados duradouro:

⦁ o endereço de visita da empresa do comerciante, ao qual o consumidor pode reclamar;
⦁ as condições e a forma como o consumidor pode exercer o direito de rescisão, ou uma declaração clara sobre a exclusão do direito de rescisão;
⦁ a informação sobre garantias e serviço pós-venda existente;
⦁ os dados incluídos no Artigo 4, parágrafo 3 destas condições, salvo se o empresário já tiver fornecido esses dados ao consumidor antes da celebração do contrato;
⦁ os requisitos para a rescisão do contrato se o contrato tiver duração superior a um ano ou for por tempo indeterminado.

No caso de uma operação de duração, o disposto no número anterior aplica-se apenas à primeira entrega.

Cada acordo é celebrado sujeito às condições suspensivas de disponibilidade suficiente dos produtos relevantes.

Artigo 6º - Direito de rescisão

Na aquisição de bens, o consumidor tem a opção de cancelar o contrato sem justa causa durante 14 dias. Este prazo de cancelamento inicia-se no dia seguinte ao da recepção do produto pelo consumidor ou por um representante previamente indicado pelo consumidor e notificado ao empresário.

Durante o período de reflexão, o consumidor manuseará o produto e sua embalagem com cuidado. Ele só desembalará ou utilizará o produto na medida necessária para avaliar se deseja ficar com o produto. Se exercer o seu direito de rescisão, devolve o produto ao empresário com todos os acessórios fornecidos e - se razoavelmente possível - no seu estado e embalagem originais, de acordo com as instruções razoáveis e claras dadas pelo empresário.

Se o consumidor desejar fazer uso do seu direito de rescisão, é obrigado a informar o comerciante o mais tardar 14 dias após a recepção da mercadoria. O consumidor deverá notificá-lo por mensagem escrita/e-mail. Depois de o consumidor ter indicado que pretende exercer o seu direito de rescisão, deverá devolver o artigo no prazo de 14 dias. O consumidor deve provar que os bens entregues foram devolvidos dentro do prazo, por exemplo, através de um recibo de entrega.

Caso o cliente não tenha manifestado o desejo de exercer o seu direito de rescisão ou não tenha devolvido o produto ao empresário após o decurso dos prazos da subsecção 2º e 3º períodos mencionados, a compra é um fato.

Artigo 7.º - Custos em caso de rescisão

Se o consumidor fizer uso do seu direito de rescisão, os custos de devolução dos produtos serão suportados pelo consumidor.

Caso o consumidor tenha pago um valor, o empresário reembolsará esse valor o mais rápido possível, mas no máximo 14 dias após o saque. Isto está sujeito ao produto já ter sido recebido de volta pelo empresário ou pode ser fornecida prova conclusiva da devolução completa.

Artigo 8º - Exclusão do direito de rescisão

O empresário pode excluir o direito de rescisão do consumidor para os produtos descritos na subseção 2 e 3. A exclusão do direito de rescisão só se aplica se o comerciante o tiver indicado claramente na oferta, pelo menos bem antes da celebração do contrato.
A exclusão do direito de rescisão só é possível para produtos:

⦁ produzidos pelo empresário de acordo com as especificações do consumidor;
⦁ que sejam claramente de natureza pessoal;
⦁ que pela sua natureza não podem ser devolvidos;
⦁ que pode estragar ou envelhecer rapidamente;
⦁ cujo preço está sujeito a oscilações do mercado financeiro, sobre o qual o empresário não tem influência;
⦁ para jornais e revistas individuais;
⦁ para gravações de áudio e vídeo e software de computador cujo selo tenha sido quebrado pelo consumidor.
⦁ para produtos higiênicos cujo lacre tenha sido violado pelo consumidor.
A exclusão do direito de rescisão só é possível para serviços:
⦁ relativos a alojamento, transporte, restauração ou atividades de lazer a realizar em data determinada ou durante determinado período;
⦁ se a entrega tiver começado com o consentimento expresso do consumidor antes de expirar o prazo de resolução;
⦁ Sobre apostas e loterias.

Artigo 9º - O preço

Durante o período de validade mencionado na oferta, os preços dos produtos e/ou serviços oferecidos não serão aumentados, salvo alterações de preços em consequência de alterações nas taxas de IVA.

Ao contrário da seção anterior, o Empreendedor poderá oferecer produtos ou serviços cujos preços estejam sujeitos a oscilações do mercado financeiro, que fujam ao controle do Empreendedor, com preços variáveis. Esta ligação às flutuações e o facto de quaisquer preços declarados serem preços-alvo devem ser indicados na oferta.

Os aumentos de preços no prazo de 3 meses a contar da celebração do contrato só são permitidos se resultarem de disposições legais ou regulamentares.

Os aumentos de preços a partir de 3 meses após a celebração do contrato só são permitidos se o empresário os tiver condicionado e:

⦁ resultem de disposições legais ou regulamentares; ou
⦁ o consumidor tem o direito de cancelar o contrato a partir do dia em que o aumento de preço entrar em vigor.

De acordo com a Secção 5(1) da Lei do Imposto sobre Vendas de 1968, o local de entrega ocorre no país onde o transporte começa. No presente caso, esta entrega ocorre fora da UE. O serviço postal ou de entrega cobrará então o IVA de importação ou taxas de equalização do cliente. Portanto, o IVA não será cobrado do empresário.

Todos os preços estão sujeitos a erros de impressão e composição. Nenhuma responsabilidade é assumida pelas consequências de erros de impressão e digitação. Em caso de erros de impressão e digitação, o empresário não é obrigado a entregar o item pelo preço incorreto.

Artigo 10 - Conformidade e garantia

O empresário garante que os produtos e/ou serviços estão de acordo com o contrato, as especificações mencionadas na oferta, os requisitos razoáveis de solidez e/ou aplicabilidade e as disposições legais e/ou regulamentações governamentais existentes sobre a data de celebração do acordo. Se acordado, o empresário também garante que o produto é adequado para uso diferente do normal.

Uma garantia prestada pelo empresário, fabricante ou importador não afeta os direitos e reivindicações legais que o consumidor pode reivindicar contra o empresário com base no acordo.

Quaisquer produtos defeituosos ou entregues incorretamente deverão ser comunicados por escrito ao empresário no prazo de 14 dias após a entrega. Os produtos deverão ser devolvidos na embalagem original e em estado novo.

O período de garantia do empresário corresponde ao período de garantia do fabricante. No entanto, o empresário nunca é responsável pela adequação final dos produtos a cada utilização individual do consumidor, nem por qualquer aconselhamento relativamente à utilização ou aplicação dos produtos.

A garantia não se aplica se:

o consumidor tiver reparado e/ou alterado ele próprio os produtos entregues ou os tiver reparado e/ou alterado por terceiros;
Os produtos entregues foram expostos a condições anormais ou de outra forma tratados de forma descuidada ou contrária às instruções do empresário e/ou tratados na embalagem;

A deficiência é total ou parcialmente o resultado de regulamentações impostas ou a serem impostas pelo público sobre a natureza ou qualidade dos materiais utilizados.

Artigo 11º - Entrega e execução

O empresário exercerá o maior cuidado possível no recebimento e execução dos pedidos de produtos.

O local de entrega é o endereço que o consumidor forneceu à empresa.
Sem prejuízo do disposto no artigo 4.º destas condições gerais, a empresa executará as encomendas aceites com a celeridade conveniente, mas o mais tardar no prazo de 30 dias, salvo se o consumidor tiver acordado um prazo de entrega superior. Se a entrega atrasar ou se uma encomenda não puder ou só puder ser parcialmente executada, o consumidor será informado disso no prazo máximo de 30 dias após a realização da encomenda. 
Em caso de dissolução nos termos do número anterior, o empresário reembolsará o valor pago pelo consumidor o mais rapidamente possível, mas o mais tardar no prazo de 14 dias após a dissolução.

Caso a entrega de um produto encomendado se revele impossível, o empresário esforçar-se-á por entregar um artigo de substituição. O mais tardar no momento da entrega, será anunciado de forma clara e compreensível que um artigo de substituição será entregue. Com artigos de substituição, o direito de rescisão não pode ser excluído. O custo de qualquer frete de devolução é suportado pelo empresário.

O risco de danos e/ou perda dos produtos cabe ao empresário até ao momento da entrega ao consumidor ou a um representante previamente designado e notificado ao empresário, salvo acordo expresso em contrário.

Artigo 12.º - Duração das transações: duração, rescisão e renovação

Rescisão

O consumidor pode, a qualquer momento, rescindir um contrato por tempo indeterminado celebrado para o fornecimento regular de produtos (incluindo eletricidade) ou serviços, sujeito às regras de rescisão acordadas e no máximo um aviso prévio do mês.

O consumidor pode, a qualquer momento, rescindir um contrato por tempo limitado celebrado para a entrega regular de produtos (incluindo eletricidade) ou serviços no final do prazo, sujeito às regras de rescisão acordadas e a um aviso de rescisão não superior a um mês .

O consumidor pode alterar os contratos mencionados nos números anteriores:

rescindir a qualquer momento e não se limitar à rescisão em momento ou período determinado;

pelo menos concluí-los da mesma maneira que foram celebrados por ele;
rescindir sempre com o mesmo prazo de aviso prévio que o empresário estabeleceu para si mesmo.

Extensão

Um contrato celebrado por um período determinado e que inclua a entrega contínua de produtos (incluindo eletricidade) ou serviços não poderá ser tacitamente prorrogado ou renovado por um período determinado.

Independentemente do disposto no número anterior, um contrato por prazo determinado celebrado para a entrega regular de jornais e revistas diários ou semanais pode ser tacitamente renovado por um período limitado não superior a três meses, se o consumidor puder rescindir esse contrato renovado no final da renovação com um aviso prévio não superior a um mês.
Um contrato a termo celebrado para o fornecimento regular de produtos ou serviços só pode ser tacitamente prorrogado por tempo indeterminado se o consumidor puder rescindir o contrato a qualquer momento com um pré-aviso não superior a um mês e um aviso de rescisão não superior a três meses no caso que o contrato diz respeito à entrega regular, mas inferior a uma vez por mês, de jornais e revistas diários ou semanais.

Um contrato por tempo limitado para entrega contínua de jornais e revistas diários ou semanais como introdução (avaliação ou assinatura de introdução) não é continuado tacitamente e termina automaticamente no final do período experimental ou introdutório.

Duração

Se um contrato tiver uma duração superior a um ano, após um ano o consumidor pode rescindir o contrato a qualquer momento com um aviso prévio não superior a um mês, a menos que a justiça e a razoabilidade se oponham à rescisão antes do final da duração acordada.

Artigo 13.º - Pagamento

Salvo acordo em contrário, os valores devidos pelo consumidor deverão ser pagos no prazo de 7 dias úteis após o início do prazo de reflexão referido no artigo 6.º, alínea. No caso de contrato de prestação de serviço, este prazo começa a contar após o consumidor ter recebido a confirmação do contrato.

O consumidor tem o dever de comunicar imediatamente imprecisões nas informações de pagamento fornecidas ou mencionadas ao empresário.

Em caso de não pagamento por parte do consumidor, sujeitas às limitações legais, o empresário tem o direito de cobrar os custos razoáveis previamente anunciados ao consumidor.

Artigo 14.º - Procedimento de reclamação

As reclamações sobre a execução do contrato devem ser apresentadas ao empresário de forma completa e claramente descrita no prazo de 7 dias após o consumidor ter identificado as deficiências.

As reclamações apresentadas ao empresário serão respondidas no prazo de 14 dias a contar da data do seu recebimento. Se uma reclamação exigir um tempo de processamento razoavelmente mais longo, o empresário responde no prazo de 14 dias com uma notificação de recepção e uma indicação de quando o consumidor pode esperar uma resposta mais detalhada.

Se a reclamação não puder ser resolvida por acordo mútuo, surge um litígio passível de resolução de litígios.

Uma reclamação não suspende as obrigações do operador, salvo indicação em contrário por escrito do operador.

Se uma reclamação for considerada válida pelo operador, o operador irá, a seu critério, substituir ou reparar os produtos entregues gratuitamente.

Artigo 15 - Litígios
Os contratos entre o empresário e o consumidor a que se referem estes termos e condições gerais são regidos exclusivamente pela lei Inglesa. Mesmo que o consumidor more no exterior.

Artigo 16 - CESOP

Devido às medidas introduzidas e reforçadas a partir de 2024 relativamente à "Alteração da Lei do Imposto sobre Vendas de 1968 (Lei de Implementação da Directiva dos Prestadores de Serviços de Pagamento)" e, portanto, à implementação do Sistema Electrónico Central de Informação de Pagamento (CESOP), os prestadores de serviços de pagamento podem registar dados no sistema europeu CESOP.